Projeto Leitura

PROJETOS LEITURA 2024

LEO FRAIMAN

Todos sabemos que a leitura traz diversos benefícios para que crianças e jovens ampliem seu vocabulário, melhorem a escrita, o desenvolvimento do senso crítico e também da criatividade.
Neste ano, retomamos o uso dos livros físicos em nossos projetos de leitura, oferecendo uma experiência sensorial única, permitindo aos alunos um engajamento mais profundo com o conteúdo e promovendo uma conexão tátil e visual que pode aumentar a compreensão e a retenção do conteúdo do livro. Nossos projetos acontecem semanalmente e trimestralmente, trabalhando diversos tipos de livros, de gêneros textuais e de propostas, incentivando cada vez mais esta prática tão necessária e essencial.
Na Educação Infantil, as crianças são introduzidas ao vasto mundo da imaginação, do conhecimento e da linguagem. Desde os primeiros anos de vida, a exposição a livros e histórias ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas e sociais, estimulando a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, a leitura em contexto educacional proporciona momentos de interação afetiva entre crianças e adultos, fortalecendo vínculos emocionais e incentivando o gosto pela leitura desde cedo. Assim, investir na promoção da leitura na educação infantil não apenas contribui para o desenvolvimento integral das crianças, mas também prepará-las para uma vida de aprendizado contínuo e enriquecedor. Mascotes, maleta viajante, biblioteca circulante, fantoches e muita roda de história fazem parte deste universo encantador.
No Ensino Fundamental, o projeto inicia-se pelo retorno da aquisição e manuseio de livros paradidáticos em suporte físico, algo dialogicamente necessário para os fins objetivados. É um programa de leitura anual, pautado pela indicação de um paradidático por trimestre. Assim, para cada ano do segmento, foram indicados 3 paradidáticos. Estes foram rigorosamente escolhidos, a partir de aspectos como: a adequação às diferentes faixas etárias, buscando-se conteúdos literários pertinentes aos interesses do público leitor – nossos alunos. Além disso, foram selecionados clássicos da Literatura Infanto-Juvenil; livros premiados de autores consagrados.
Nosso objetivo central é o de formar leitores críticos, capazes de não somente ler e apreender o conteúdo escrito, mas também interpretá-lo e analisá-lo. Neste ponto, visamos transformar a prática da leitura, uma tarefa, na maior parte das vezes, passiva em uma prática ativa. A leitura ativa é aquela em que o leitor se posiciona ativamente frente ao conteúdo literário, dialogando com este, por meio do reconhecimento dos elementos textuais característicos de cada gênero, obra, escola ou autor. A leitura, afinal, ocorre tanto em casa – primeira impressão –, quanto em sala de aula, onde é aprofundada e debatida entre alunos e professora. Dessa forma, buscamos a formação atenta e crítica de nossos alunos, estimulada pela arte da Literatura.

MATRÍCULAS ABERTAS
gdpr-image